ASPECTOS GERAIS

O Oriente Médio – também chamado de Ásia Ocidental ou Levante – está situado no Sudoeste da Ásia, e abrange uma área territorial de aproximadamente 7 200 000 quilômetros quadrados. A Ásia por inteira é o maior e mais populoso continente do planeta, e o Oriente Médio abriga 270 milhões de habitantes que se distribuem irregularmente pelos 16 países – Arábia Saudita, Irã, Afeganistão, Emirados Árabes Unidos, Omã, Iêmen, Jordânia, Israel, Iraque, Líbano, Turquia, Chipre, Kuwait, Bahrein, Catar e Síria – que compõem essa porção. Como essa área é bastante populosa possui uma grande diversidade de etnias e religiões; e essas tais religiões foram e são os maiores motivos de conflitos armados vividos até hoje. É no Oriente Médio que se situa umas das maiores reservas de petróleo do mundo, originando assim a criação da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).

Aspectos Físicos

Na porção Norte do Oriente Médio estão às áreas elevadas (Monte Elburz, Taurus, Zagros). Rodeados por planaltos recentes (Anatólia e Irã). Nas áreas correspondentes aos planaltos mais baixos pratica-se a agricultura que é um dos aspectos econômicos da região.
O clima predominante no Oriente Médio é seco (desértico) e a região apresenta poucos rios. Os maiores e mais importantes são o Tigre e o Eufrates, pelo qual é banhada a planície da mesopotâmia (localizada ao centro do Oriente Médio). Mesmo atravessando uma região árida, de poucas chuvas, os rios Tigre e Eufrates não secam, porque suas nascentes encontram-se numa região de muita chuva, na Turquia. A água é um recurso natural muito escasso no Oriente Médio.
Ao sul destaca-se um vasto planalto arenoso e pedregoso - o deserto da Arábia. Ao Leste da região domina o planalto arenoso do Irã, com montanhas mais elevadas ao Norte (Montes Elburz), que se prolonga para o Leste, através do maciço do Hinducush e do Planalto Pamir, cognominado "Telhado do mundo".